Teresina, 17 de Setembro de 2014 05:17

MAPA DO SITE   |   FALE CONOSCO
Tribunal
Corregedoria
Escola Judicial
Cerimonial
Gestão Estratégica
Assessoria de Comunicação
Governança de TI
Segurança Institucional
Transparência
Varas do Trabalho
Jurisdição das Varas
Cálculo Trabalhista
Central do Advogado
Processo Virtual
TRT Push
Atas
Sentenças
Acórdãos
Estatísticas
Processos das Varas
Processos do Tribunal
Processos Administrativos
Pautas do Tribunal
Pautas das Varas
Licitação
DEJT - Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho
Notícias
Leilão Judicial
 
Página Principal > Notícias > Vara de Floriano inicia processo virtual
Vara de Floriano inicia processo virtual
 

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região escolheu a Vara do Trabalho de Floriano para dar início ao processo de virtualização da Justiça do Trabalho do Piauí.

A virtualização significa que toda a tramitação processual será feita eletronicamente, facilitando e agilizando o trabalho de todos os envolvidos - partes, advogados, servidores e magistrados - permitindo maior transparência; já que os processos e seus andamentos ficam disponíveis na rede mundial de computadores.

Digitalização

O trabalho em Floriano será o de digitalização dos processos já existentes naquela Vara, que se desenvolverá em nove fases: instalação, configuração de equipamentos e treinamento; seleção e conferência; higienização e preparação; digitalização; fracionamento; controle de qualidade e certificação digital; indexação; cadastramento dos usuários e disponibilização dos processos eletrônicos na internet.

Serão digitalizados todos os 3.866 processos trabalhistas existentes na Vara do Trabalho de Floriano. O projeto segue um cronograma rigoroso que pretende ter como data final para dispor os dados na internet o dia 08 de setembro de 2009. Na quarta-feira, 13, a Secretaria da Vara dará início a digitalização de todos os seus processos, com previsão de término para o dia 19/06/2009.

Rapidez e qualidade

Segundo Tibério Villar, juiz titular da Vara do Trabalho de Floriano e coordenador do projeto, cada auto de processo judicial será digitalizado e terá as imagens das suas principais peças indexadas pelo nome, garantindo um acesso rápido e preciso às informações.

Acrescenta Tibério Villar que não serão anexados ao protocolo do APT (sistema informatizado de acompanhamento processual) os documentos cuja digitalização não for bem sucedida ou a qualidade da reprodução possa dificultar, no todo ou em parte, a compreensão das informações constantes do documento original.

Impacto positivo

A digitalização é a primeira fase de um projeto maior que culminará no processo totalmente virtual, sem suporte de papel, significando uma enorme economia de recursos, como papel, tinta, mobiliário, etc.

Ele chega com força para abrir novos horizontes na busca por uma justiça mais célere, transparente e efetiva, elimina a tradicional carga, já que os autos ficam integralmente disponíveis na internet, e agiliza o trâmite, visto que  podem ser facilmente movimentados.

Pionerismo sem fio

Outra novidade que começa na Vara do Trabalho de Floriano é a oferta de internet sem fio para o público externo. Para ter acesso será preciso se cadastrar e obedecer as condições dispostas no Ato GP nº 009/2009. Esse serviço já é disponível nos mesmos moldes no edifício-sede do TRT na cidade de Teresina.

  << voltar
 
Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Rua 24 de Janeiro, 181/ Norte
CEP: 64.000-921 Teresina - Piauí - PABX: (86) 2106-9500 - CNPJ: 03.458.141/0001-40
COPYRIGHT 2007 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS